Barak Obama…..tirando o sonoridade do nome confundir com um famoso terrorista, Barak está a a tornar-se um sério candidato a tornar-se o primeiro candidato AFRO AMERICANO à presidência dos estado Unidos, com BOAS PROBABLIDADES de ganhar.
Boas probablidades, porque sendo os EUA um pais super desenvolvido, super para a frente, é também um dos mais conservadores e puritanos que deverão existir por ai e assim, terão eles a capacidade de eleger um NEGRO?????
Assim eles (americanos e em especial os americanos democratas) terão de se colocar num dilema…votam num AFRO-AMERICANO, e aí terão de mandar para as urtigas todos os preconceitos e de facto crescer, evoluir, em termos de inteligência e de cultura, e votar na pessoa, no seu projecto, nas suas possíveis capacidades de gerir um pais que a ser realista, está a passar por uma crise de afirmação.
(Ah, e atenção…em termos de preconceito, falo não apenas dos BRANCOS, mas também dos outros NEGROS, que dificilmente irão resistir em não votar no representante da sua raça, mesmo este NEGRO, seja assim mais para um café com leite, do que para um chocolate negro).
Ou votam numa MULHER…mais um dilema…
Neste campo os republicanos acabam por ganhar, é simples Do lado deles só há um, HOMEM, BRANCO estilo Tide, americano puro, e ainda por cima, EX-POW (Prisioner Of War), no Vietname, casado com uma ex-miss beleza qualquer coisa, lá do sitio …o tipo de candidato que toda a gente quer ter em casa, ao lado da tarte de maçã e da “Star & Stripes”.
Por isso, está a ser difícil ser-se americano, e consequentemente cidadão este planeta, porque acabamos por apanhar sempre com a boas e más decisões que os americanos fazem dentro de casa…..e o problema é que ultimamente temos tido mais más que boas….
Politica à parte… Barak é um AFRO-AMERICANO, o nome bonito para designar alguém cujos antepassados vieram numa remessa qualquer, num barco qualquer de um pais africano qualquer, de uma tribo qualquer, há muitos anos atrás…ah, como escravos, claro, fica bem, porque se vêm a descobrir que os antepassados dele entraram de livre e espontânea vontade nos EU, como qualquer outro imigrante que veio por exemplo da Suécia, lá se vai o misticismo todo…e não fica bem, neste caso. Voltando ao AFRO-AMERICANO, ai está um nome bonito, para designar o que na linguagem corrente chamamos negros ou pretos. Sendo um país feito de misturas de raças e proveniências, a coisa qualquer dia fica complicada, em especial para que tem de preencher impressos:
Nome: Barak Obama
Raça: Afro-Americano
Pais Origem: Estado Unidos da parte da mãe, Quénia, da parte do pai
Cidadania: Americana
Nome: Shu-John Silva
Raça: Chino-Anglo-Luso
Pais Origem Avós: Hong Kong, parte da Mãe, Macau, Parte do Pai
Cidadania: Americana
Nome: Irina Amid Burkina
Raça: Moldavo-Imenita-Botswano
Pais Origem Avós: Moldávia e Iémen do Sul (também há o do Norte) da parte da mãe, Botswana da parte do pai
Cidania: Americana:
Já se imagina o diálogo dos pais à nascença, ao encontrarem-se os três na Alfredo da Costa…’o meu filho como é afro-americano, vai ser candidato às presidenciais do EUA! O meu não, vai ter uma loja onde se vai vender tudo a 1 euro! A minha não, vai ser dona e única empregada de uma empresa de limpeza!’
Ridículo, não é?
Isto é como nós começássemos a designar os nossos vizinhos de acordo com a origem, seja o Costa, que é do Porto, ou seja, luso-portuense, o Osvaldo, que é de Faro, o nosso luso-algarvio, ou o Manel, o de Beja, o nosso luso-alentejano…já pensaram nas anedotas, estavam dois luso-alentejanos à dormir à sombra de um chaparro, quando o compadre... :)
E fica a parte cultural, a fechar:
- Caucasianos – euroeuropeus, norte-americanos e árabes, até á Índia. Estas populações apresentam, caracteristicamente pele e olhos claros, com excepção dos mediterrânicos, nariz estreito, lábios delgados e cabelo liso ou ondulado; peus, norte-americanos e árabes, até á Índia. Estas populações apresentam, caracteristicamente pele e olhos claros, com excepção dos mediterrânicos, nariz estreito, lábios delgados e cabelo liso ou ondulado;
- Australóides – aborígenes e povos com eles relacionados, que apresentam pele escura, variando do tom azeitona até ao quase negro, cabelo encaracolado, olhos escuros e nariz largo
- Mongolóides – pele amarelada, cabelos lisos, nariz de forma variada, rosto largo e achatado, olhos com prega epicântica na pálpebra superior (cuja função é proteger do clarão ofuscante da neve). Deste grupo terão derivado os índios americanos e os esquimós, através de populações que teriam migrado através do estreito de Behring;
- Negros – pele escura, variando do tom acastanhado ao quase negro, nariz achatado, olhos escuros e cabelos crespos.
Sem comentários:
Enviar um comentário