Estou a fazer obras de remodelação em casa.
"No que te metes-te", dizem uns, conhecedores das agruras que passa quem tem a vontade ou necessidade de fazer obras de remodelação.
Nas várias etapas de fazer obras, uma delas é escolher e comprar os materiais. Aí, lá nos dirigimos para as lojas de materiais de construção. Tendo uma ideia do queremos, o problema é fazer coincidir a ideia com a realidade. Mas isso nem é o pior. O pior é o atendimento…podemos encontrar pessoas boas, é certo, e se assim for, agarrem-se a essa pessoa como lapa, tirem-lhe fotos e juntem-nas com os contactos, para vos ser útil no futuro. Mas o normal é encontrar o inverso…
· Situação real (1) - liguei para uma empresa de caixilhos, queria uma coisa simples, uma janela basculante, simples, branca, medidas x*y. Atende-me uma vendedora, com voz de enfado, de quem me estava a fazer um grande favor, por ir gastar o meu dinheiro na loja dela:
Vendedora: Boa tarde, tinha aqui um recado que quer um orçamento para janelas
Eu: Boa tarde, sim, precisaria do valor para UMA janela basculante, vidro simples, branca.
Vendedora: Sim, são 300 euros
[Ou seja, mesmo sem eu dizer dimensões, local de colocação, ou mais informação, ela diz-me logo um valor, que para quem não sabe, é cerca do dobro do valor que custa uma janela igual (tinha já outros orçamentos) a aquela a que eu pedi]
Eu gaguejo, balbucio qualquer coisa e desligo, pasmado com a prontidão da resposta, e tiro as minhas conclusões: esta não está para se chatear com isto, uma janela para ela é nada, dá-me um valor alto, para eu não chatear mais. Com isto, perde um cliente, com tudo o que de positivo que lhe poderia trazer, eventualmente, obras maiores, outros clientes por recomendação, e quem sabe uma saída agradável com um tipo simpático :O)
· Situação real (2) – preciso urgentemente de uma banheira e de uma sanita. Normalmente não têm banheiras em stock, procuro uma loja que tenha, encontro a Iberopa. Ligo para lá, pergunto se têm em stock uma determinada marca/modelo. Sim, têm. Qual preço? Não podem dar a informação por telefone, vá lá saber-se porquê. Pedem fax. Lá envio o fax. Peço urgência. No dia seguinte, ligo, já me podem dar a informação? Ah, não, pois só recebemos o fax hoje de manha, como tendo sido enviado às 18.12 do dia anterior, claro que não me podem dar o preço ainda. Eu ainda lhes alerto que deverão ter a hora do fax errada, porque tinha confirmação de envio às 17.12 (eu às 18.12 já estava no metro a caminho de casa), breve discussão sobre as horas do fax, perco a discussão por desistência, pergunto pelo preço, nada, que me enviariam ao final da manhã.
· Situação real (3) - Comprei azulejos na Mantovani, disse também que era urgente, prometem 8 dias. Ao fim de 10, lá dizem ter recebido o material. Relembro que tenho urgencia...sim, sim, não se preocupe....ao fim de mais uma semana, lá me farão o favor de me o entregar, num qualquer horário, entre as 13.00 e as 18.00...ah, e claro, querem o pagamento urgente, ou nao recebo....não tivesse eu dado já um sinal.....
A ser sincero, se eu pagasse os ordenados desta gente, e tivesse pessoas como estas a trabalhar comigo, ou as colocava no olho da rua, ou passavam a trabalhar por objectivos, isto se não tivesse outra qualquer ideia…macabra.
Será que estas pessoas gostam de ser tratadas assim, quando estão na minha posição, de clientes de algo?….Se sim, gabo-lhes o espírito masoquista.
E será por estas coisas que muitas empresas fecham?
1 comentário:
Gabo-te a coragem, amigo!
Tenho-a em mim mas custa-me a crer, relembrar-me de todas as vezes que dei por mim a deixar-me vencer pelo cansaço de começar tudo de novo ...
Obras em casa, mudar de rumo, de vida, de escola ... de sermos nós próprios .. qual a pior?
Renovar .. mudarmos algo que já não nos diz nada tal como é!..
Priceless!. mas duro :)
Conselho: pega leve, ou seja, em dias que sentes necessidade de fugir de ti mesmo, não peças orçamentos, dá-os! ;)
acredites ou não, ainda te vais rir de tudo isto :p
Enviar um comentário